"Tem 10 minutinhos?" Campanha estimula a cuidados simples de prevenção da dengue
- Redação
- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2024

No ano em que o país bateu recordes de casos e mortes por dengue, o Ministério da Saúde lançou neste mês Campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ações simples e rápidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com um crescimento de 300% nos casos prováveis de dengue em 2024, a iniciativa busca estimular os cidadãos a dedicarem apenas dez minutos da sua semana para eliminar focos de água parada.
Assista ao vídeo da Campanha:
Com o slogan "Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora" (acesse), a Campanha incentiva a participação ativa da comunidade na identificação e remoção de potenciais criadouros do mosquito. Um dos objetivos é que Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde trabalhem em conjunto com a população, promovendo ações de conscientização e limpeza em áreas afetadas.
Plano Nacional
A Campanha integra o Movimento Nacional de Enfrentamento à Dengue e outras Arboviroses (acesse), lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde no mês passado. Entre os seus objetivos destacam-se: Implementar novas tecnologias de controle vetorial nos municípios, considerando os riscos à população; Preparar a rede de atenção à saúde para responder de forma eficaz às arboviroses; garantir o abastecimento de insumos.
Dados preocupantes:
Os dados são preocupantes: de janeiro a agosto de 2024, foram notificados 6,5 milhões de casos prováveis de dengue no país, com os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal concentrando 87,7%. A doença já causou 5.661 mortes neste ano. Com o início da temporada de chuvas, as contaminações e óbitos tendem a aumentar no país.
Comments