top of page

Sismar inicia amanhã (1) discussão da data-base com servidores de Motuca


Presidente Gustavo com diretores do Sismar em reunião online com servidores de Trabiju. Foto: Reprodução

Inicia amanhã a discussão da date base 2021 entre os servidores municipais de Motuca com a intermediação do Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região), que representa a categoria local. A participação no evento será em ambiente virtual, a partir das 18h, no endereço facebook.com/sismar.org/live


A avaliação da entidade é que a categoria vem sofrendo defasagens salarias ao longo dos anos e a situação se agravou com o advento da pandemia do novo coronavírus. “Os servidores também estão inseridos no contexto da crise gerada pela doença e estimamos que haja alguma concessão interessante, uma vez que o prefeito é servidor de carreira e sabe das necessidades”, aponta Gustavo Jacobucci, presidente do Sismar.


Para embasar a negociação, acrescenta ele, será apresentada análise técnica do orçamento municipal realizada por meio de parceria com o curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara. A constatação do trabalho é que existe margem legal e financeira para a reposição de perdas inflacionárias.


Defasagem

A perda salarial dos servidores gerada pela inflação dos últimos dose meses é de 5,19%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -IBGE. Somados os anos de 2015 a 2021, a soma chega a 17,83%. “Iremos como força na negociação, de posse dos estudos, até onde o município puder conceder legalmente”, destaca Jacobucci.


Além de Motuca, o Sismar vem realizando as reuniões para a discussão da data base em outras oito cidades da região. Em 2016, após falta de acordo com o então prefeito Celso Teixeira Assumpção Neto, a entidade organizou greve com adesão de grande parte dos servidores.


Acompanhamento

O Sismar disponibiliza página em seu portal onde é possível acompanhar o desenvolvimento das negociações, acessar os trabalhos técnicos e o calendário de reuniões. O endereço é https://www.sismar.org/motuca2021

bottom of page