top of page

Sismar convoca Assembleia na quinta (15) para definição da pauta que será negociada com Prefeitura


Em reunião realizada no início do mês, foram discutidas demandas dos servidores. Foto: Reprodução

Após levantamento inicial das demandas dos servidores de Motuca, o Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região) convocou para quinta (15), às 18h, Assembleia para a definição da pauta de reinvindicações que será encaminhada à Prefeitura Municipal referente as negociações da Data-base 2021. Por conta das restrições impostas pela pandemia, será realizada de forma virtual no endereço www.facebook.com/sismar.org/live.


Reunião realizada no dia 1º deste mês teve grande adesão dos servidores, com mais de 2,1 mil visualizações e 225 comentários. Entre as principais reclamações estão: defasagem salarial, pagamento fora da data habitual (antes era até o final do mês e passou até dia 5), prejuízos da jornada de 6 horas para alguns cargos, entre outras. O diretor presidente Gustavo intermediou a reunião na companhia das diretoras Bernadete Couto e Suely Scodeler.


Defasagem

A perda salarial dos servidores gerada pela inflação dos últimos dose meses é de 5,19%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -IBGE. Somados os anos de 2015 a 2021, a porcentagem chega a 17,83%.


Estudos técnicos do orçamento municipal realizados em parceria com o curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara demonstram que existe margem legal e financeira para a reposição de perdas inflacionárias, além da concessão de outros benefícios.


O Sismar vem realizando as reuniões para a discussão da data base em nove cidades da região. Em 2016, após falta de acordo com o então prefeito Celso Teixeira Assumpção Neto, a entidade organizou greve com adesão de grande parte dos servidores.


Acompanhamento

O Sismar disponibiliza página em seu portal onde é possível acompanhar o desenvolvimento das negociações, acessar os trabalhos técnicos e o calendário de reuniões. O endereço é https://www.sismar.org/motuca2021

bottom of page