top of page

Setembro Amarelo busca chamar a atenção da população para o suicídio


Os suicídios podem ser evitados se o comportamento for identificado em tempo prévio.

A cada 46 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces. Apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.


Durante todo o mês de setembro diversas ações serão realizadas em todo o Brasil a partir do movimento denominado "Setembro Amarelo", com o objetivo de chamar a atenção da população para esse problema.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.

Mesmo se tratando de um grave problema de saúde pública, os suicídios podem ser evitados se o comportamento for identificado em tempo prévio.


O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores.


A morte em si já é um tabu. Morte por suicídio costuma ser ainda mais, pois toca em questões de escolhas, crenças e barreiras sociais. Nesse sentido, muitas vezes há pouco debate e divulgação. Por isso a necessidade de mobilização da sociedade a partir de Movimentos como o "Setembro Amarelo".


Saiba mais no site https://www.cvv.org.br/


bottom of page