logo_final.png

Secretário pede para que população busque atendimento somente em caso de grande necessidade


Moradores sendo atendidos no Centro Médico Octávio Thomaz de Aquino.

Motuca não possui casos positivos ou suspeitos do novo coronavírus (COVID-19), mas sua rápida propagação no país leva as autoridades de saúde local a acreditarem que é questão de tempo para chegar até aqui. “É provável que tenhamos casos, mas se criarmos medidas de prevenção será mais fácil controlar a doença”, considera o secretário municipal de saúde Márcio Aparecido Contarim.


Leia também:


Uma das medidas necessárias, aponta o secretário, é que os moradores procurem atendimento nas Unidades de Saúde somente em caso de grande necessidade. “A gente acredita que a cada 100 pessoas que vêm até aqui, 80 não precisavam vir”, destaca. “Isso não é só em Motuca, mas no país inteiro”, complementa.


De acordo com o secretário, o município discutiu com a equipe de saúde procedimentos a serem adotados em eventuais casos suspeitos e já reservou uma sala isolada no Centro Médico Octávio Thomaz de Aquino para atendimento desses pacientes. Amanhã (18), profissionais da área de enfermagem do município participarão de reunião técnica na Regional de Saúde para receberem orientações sobre como lidar com a doença.


Sintomas

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Pessoas mais velhas e com doenças crônicas como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares têm risco aumentado de desenvolver um quadro grave da doença.

Idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves. No caso do novo vírus, ainda não há relato de infecção sintomática em crianças ou adolescentes.


Uma morte confirmada

O Brasil contabilizou mais de 200 pessoas infectadas pelo novo coronavírus com uma morte confirmada, divulgada hoje (17), no estado de São Paulo, de uma pessoa com 62 anos que tinha diabetes e hipertensão. Em todo o mundo, já são mais de 185 mil infectados e 7.330 mortes.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185