top of page

Seca no país é a pior já registrada


O Brasil enfrenta a pior seca já registrada desde 1950, de acordo com o Índice de Precipitação Padronizado de Evapotranspiração (SPEI) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A situação atual supera as estiagens de 1998 e 2015/2016, atingindo 58% do território nacional, uma área 500 mil km² maior que em 2015.


Como os dados do Cemadem vão até 1950, não estão incluídas na comparação algumas secas importantes do país, como a registrada no fim da década de 1870 e que deixou centenas de milhares de mortos


Atualmente, 3.978 municípios brasileiros estão em algum nível de seca, sendo 201 deles em situação extrema, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. O número de municípios afetados pode chegar a 4.583 ainda este mês.


A projeção do Índice Integrado de Seca (IIS) para setembro de 2024 alerta para o agravamento da seca em diversas regiões do Brasil. Destaque para a expansão dos municípios com condição de seca extrema, sendo estes localizados no Amazonas (8 municípios), Mato Grosso (73 municípios), Mato Grosso do Sul (7 municípios) e Goiás (43 municípios).


A situação exige atenção e ações preventivas para minimizar os impactos socioeconômicos e ambientais, sobretudo em relação ao maior risco de propagação do fogo.

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page