top of page

Sanidade Animal – Atualização cadastral da população de equinos segue até 11 de outubro


Proprietários têm 180 dias a partir da publicação para atualizarem ou efetuarem seus cadastros. Divulgação

No último dia 11 de abril, foi publicada a Resolução SAA nº 15 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) que estabelece a campanha de atualização cadastral da população equídea. A partir da publicação, proprietários e todos aqueles que a qualquer título tenham equídeos em seu poder ou guarda, devem cadastrar e atualizar a quantidade destes animais.


Clipping social

O cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo e faixa etária e propriedade ou local onde se encontram.


De acordo com a Resolução, os proprietários têm 180 dias a partir da publicação para atualizarem ou efetuarem seus cadastros, prazo que finda no dia 11 de outubro.


Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acesso em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/Declaracao_de_rebanho_equideo_resolucao_saa_15_2023.doc e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.


Os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária e demais contatos podem ser acessados em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.


Palestras e ações

Para abordar o tema e demais assuntos voltados à população equídea, a CDA realiza na próxima semana, duas palestras para produtores em duas regiões do Estado.

Em Jundiaí, a Defesa entra na programação da 4ª Edição da Semana Equestre com palestra sobre o recadastramento do rebanho de equinos no Estado de São Paulo e as regras de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). A atividade acontece na quarta-feira (17) a partir das 19h no Anfiteatro da UniAnchieta na Avenida Odila Azalim, 575.


Já em São João da Boa Vista, também no dia 17, a Defesa aborda a identificação individual de equídeos e regras para atualização de rebanho em palestra gratuita realizada no Recinto de Exposições a partir das 19h.


Na sequência, no dia 18, em Piracicaba, no auditório da Coplacana, técnicos da Regional da CDA realizam um plantão de dúvidas em relação ao cadastro e à atualização do mesmo. A atividade é gratuita e também começa a partir das 19h.

Por Felipe Nunes



Comments


bottom of page