Saúde alerta “faltosos” para aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid
- Redação
- 31 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no país está sendo realizada com quatro imunizantes, mas apenas um deles, o da Janssen, foi desenvolvido para uma dose. Os outros três (Coronavac, AstraZeneca e Pifzer) necessitam de duas para que o esquema vacinal seja considerado completo. O problema é que muitos dos que tomaram a 1ª dose não estão retornando para receber a 2ª.
“Estamos com um numero razoável de segunda dose atrasada”, alerta a enfermeira Priscila Priscila Kelly Dias do Carmo, da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro Médico da Área Urbana. De acordo com ela, servidores estão entrando em contato para que moradores recebam o reforço, considerado fundamental para a proteção contra a doença. “Estamos ligando para não deixar perder o controle”, aponta ela.
Para completar o esquema vacinal contra COVID-19, são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas).
Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.
Comments