top of page
Foto do escritorRedação

Ricardo diz seguir ciência ao realizar festa; protocolos no réveillon foram descumpridos


Cidades da região optaram por não realizar réveillon após aumento de casos e chegada da Ômicron. Foto: Reprodução/Facebook

Ao lado do secretário de saúde Márcio Aparecido Contarim, o prefeito João Ricardo Fascineli afirmou em live (clique para assistir) que a realização da festa de réveillon com shows na virada e no dia seguinte está respaldada cientificamente. “Estamos de acordo com a ciência. Não somos pessoas irresponsáveis, nem eu nem o Márcio”, relatou.


No vídeo publicado antes do evento, ele chegou a revelar o retorno de casos no município após seis semanas e afirmou que os moradores terão que conviver com a Covid-19. Na visão dele, o vírus não irá acabar. “A gente tem que aprender a driblar a doença, a conviver com ela porque vai ter doença em tudo: nas reuniões de família, no churrasco, na quermesse do padre, no culto da igreja, na missa ... a doença vai estar em todos os lugares”.


Ricardo teceu críticas aos moradores que se posicionaram de forma contrária à realização do evento. “Tem muita gente criticando, mas as pessoas que podem vão à praia, ao clube.... mas o pobre, coitado, fica amargurado aqui na cidade”. Sem citar nomes, chamou críticos de hipócritas e afirmou que, mesmo sem a festa da Prefeitura, iria acontecer aglomerações em outros locais da cidade.


O prefeito disse que existe a perspectiva da realização da tradicional Festa em Comemoração ao aniversário da cidade junto com a do Padroeiro. Esta, no entanto, é organizada pela Paróquia da cidade. Ricardo ponderou que a realização de festas está condicionada ao número de casos. “A gente vai continuar agindo com responsabilidade e com coerência, vendo o que a ciência nos fala. Se amanhã aparecer 10, 15, 20 e ter um surto na cidade, aí não vamos fazer festa”.


Paróquia São Sebastião comunicou cancelamento de evento por causa da nova variante


No dia 30 de dezembro a Paróquia São Sebastião, de Motuca, comunicou o cancelamento do Show de Prêmios, evento programado para acontecer no dia 8 de janeiro. A decisão partiu do Administrador (Padre Gilmar) juntamente com a Comissão da Festa. De acordo com o comunicado "o motivo se dá por conta da nova variante do Covid-19, Ômicron, que já está em nossa região. Por cautela, será cancelado”.


Cidades da região optaram por não realizar réveillon após aumento de casos e chegada da Ômicron; Ciência é contra aglomerações


A Prefeitura anunciou a festa de réveillon na contramão do que fez cidades da região como Araraquara, Matão e Guariba, que optaram por não realizá-la. Foi anunciada a obrigação do cumprimento de protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. O Cenário apurou que as regras não foram cumpridas pela grande maioria das pessoas e não tinham fiscais para apurar eventuais violações. Como era esperado, vieram pessoas de outras cidades da região.


Alerta na região

Em novo Boletim divulgado na tarde de hoje (3), a Prefeitura de Araraquara confirmou a tendência do aumento da pandemia no município vizinho. Foram 189 diagnósticos de coronavírus e uma morte pela doença. Com o que é considerada uma "explosão de casos", a procura por atendimento de pessoas com sintomas da doença é grande nos postos de saúde. (Leia matéria do Portal Araraquara Agora)


Pandemia não acabou

Por meio de material divulgado neste mês (acesse aqui), a Fiocruz, formada por autoridades da Ciência, alertou para piora da pandemia com as aglomerações nas festas de final de ano.


De acordo com a Fiocruz, a pandemia ainda não acabou e, assim como houve o surgimento da variante Delta no final de 2020, uma nova variante, a Ômicron, também representa um alerta sobre a pandemia. “Apesar das conquistas, é fundamental avançar na vacinação e manter as medidas adicionais de proteção”, descreveu.

Comments


bottom of page