Relatório da Prefeitura sobre o caminhão da coleta seletiva expõe afirmações inconsistentes
- Redação
- 17 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

“A placa do caminhão de reciclagem foi retirada no dia 09/11/2022, sendo que até o momento não estava em funcionamento. As catadoras reclamaram da altura do caminhão e por mais este motivo estavam utilizando o trator no lugar do caminhão, mas o caminhão já está em funcionalidade”.
Leia a íntegra do relatório:
Na descrição acima, a Prefeitura de Motuca justifica porque não vinha destinando o caminhão exclusivo da coleta seletiva para a atividade, conforme prevê convênio celebrado entre a Prefeitura de Motuca e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), órgão do governado estadual que encaminhou o veículo em maio do ano passado para melhorar a gestão dos descartes domiciliares em obediência ao Plano de Resíduos Sólidos.
A justificativa foi incluída em um relatório da Prefeitura enviado para o estado. Este é o primeiro documento elaborado pelo município que deve conter fotos e descrição das metas alcançadas. O convênio prevê envio trimestral. Foi assinado pela diretora Francielen Fachin Serafin, do departamento de planejamento, obras e serviços públicos.
No relatório, é descrito que o veículo foi utilizado para um mutirão de coleta e que a atividade passaria a ser realizada também nos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre.
O documento descreve de forma inverídica que a Prefeitura vinha fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O Cenário apurou que a administração municipal se prontificou em passar a disponibilizar a partir de agora.
A informação que “é feita supervisão e acompanhamento destes trabalhos” também não é verdadeira. O documento cita o departamento de planejamento, obras e serviços públicos e o chefe Henrique Lopasso Filho, do departamento de agricultura e meio ambiente como os responsáveis. Até então, conforme apurou o cenário, nenhum servidor municipal vinha atuando junto ao projeto na atual administração.
Comments