top of page

Região segue na segunda pior fase do Plano São Paulo para a reabertura econômica


A região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III, com sede em Araraquara e que agrega onze cidades, entre elas Motuca, segue na Fase laranja do Plano São Paulo, a segunda pior da escala que vai até 5. A metodologia leva em conta a capacidade do Sistema de Saúde e a evolução da epidemia para maior flexibilização das atividades comerciais.

Ontem (13), a Secretaria de Saúde de Motuca anunciou o aumento de mais um registro da doença na cidade, alcançado 24 desde o início da pandemia. Do total, 23 moradores se recuperaram e apenas um se encontra em tratamento obedecendo as regras de isolamento social. O município possui ainda cinco suspeitos aguardando resultado de exames.


A ocupação de leitos de UTI na região de Araraquara por pacientes da COVID é de 31%, mas a variação de internações e de óbitos é considerada mais preocupante.


A fase laranja prevê duas possibilidades de atendimento nos comércios: funcionamento máximo por 4h diárias, todos os dias; ou funcionamento máximo de 6h diárias por 4 dias, desde que na forma de atendimento presencial e que fique fechado nos outros 3 dias. O trabalho deve ser realizado a partir de critérios de cuidados sanitários e de distanciamento. A regra, no entanto, depende dos prefeitos municipais, que na maior parte dos casos optam por medidas mais amenas de restrições.

bottom of page