
Diante do baixo índice de vacinação de grupos prioritários em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 30 de junho a Campanha Nacional contra a gripe, prevista inicialmente para terminar na sexta (5). De 77,7 milhões de pessoas que fazem parte desse público, apenas 63,53% receberam a vacina.
Em Motuca, 77% dos moradores com perfil preconizado forram imunizados. De um total de 1.187 doses previstas para a cidade, 919 já foram aplicadas.
A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. É considerada segura e importante para a prevenção de complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.
Geralmente realizada na segunda quinzena de abril, a campanha nacional contra o vírus foi antecipada neste ano. A medida busca minimizar os efeitos do coronavírus, cuja contaminação vem sendo crescente no país. A vacina não possui eficácia contra essa nova doença, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.
Conheça os públicos prioritários:
Idosos (60 anos e mais)
Trabalhadores da saúde
Professores de escolas públicas e privadas
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Gestantes e Puérperas
Povos indígenas
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Adultos de 55 a 59 anos de idade.
Comments