Prefeitura faz reposição e eleva ticket, mas perdas salariais ainda estão aquém do apurado
- Redação
- 27 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Os vereadores aprovaram em Sessão Extraordinária realizada na sexta (24) reposição das perdas inflacionárias de 2,12% e aumento real nos salários de 2,82%, totalizando 4,94%, aos servidores da Prefeitura e da Câmara.
Os índices foram negociados em Audiência de Mediação Coletiva realizada no dia 20 de maio na Gerência Regional do Trabalho, com a participação do prefeito municipal Joao Ricardo Fascineli e dirigentes do Sismar - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região, cujas propostas foram aprovadas pelos servidores em Assembleia Geral realizada no dia 22.
As perdas salariais, no entanto, estão aquém do apurado pelo Sismar nos período de 2016 a 2018, que chegam a 5,71%. (ver abaixo).
Também foi aprovado projeto que aumenta de R$ 420,00 para R$ 520 o valor do ticket alimentação aos servidores do poder executivo, equiparando-se, assim, aos servidores do poder legislativo. O aumento no ticket foi de 23,80%.
O executivo municipal alegou não ter condições de fazer recuperação referente a exercícios anteriores, no caso de 2016, durante a gestão do ex-prefeito Celso Teixeira Assumpção Neto, quando ocorreu greve dos servidores.
Os parlamentares aprovaram, ainda, a fixação da data-base para 1º de maio, quando devem ser aplicadas as políticas de valorização trabalhista da categoria, como a revisão geral anual. A proposto inicial dos servidores era para o mês de junho.
Também foi aprovado projeto que prorroga por 60 dias, com remuneração integral, o prazo de licença-maternidade das servidoras municipais.
As medidas foram efetivas após negociação com o Sismar - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região, após a apresentação de pauta de reivindicações aprovadas em Assembleia pelos servidores municipais.
De acordo com o Sindicato, com a aprovação das propostas, encerra-se as negociações da data-base 2019, mas continuam as negociações sobre jornada reduzida e Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV).
Histórico de reajustes concedidos
2016: 0% (ano da greve)
2017: 2,7% (dado em dezembro)
2018: 4,56% (dado em dezembro)
Foi negociado ano passado que a data-base seria em Junho.
Perdas salariais do funcionalismo do último triênio
(jan/16 - dez/18): 5,71%
Informações Sismar
Comments