top of page

Prefeitura anuncia retomada das castrações de animais e orienta tutores a realizarem cadastro

O diretor de saúde Márcio Contarim afirmou em reunião do Conselho Municipal de Saúde na quinta (1) que o controle populacional de animais domésticos por meio de cirurgias gratuitas de castração devem ser retomadas em breve. “A Prefeitura está terminando de fazer as cotações com três clínicas e iremos definir logo a contratação”, disse.


Fotos da inauguração da reforma do Prédio em dezembro de 2019


De acordo com o diretor, a proposta é para a cirurgia em 200 animais, sendo 100 fêmeas e 100 machos. Até então, nas poucas castrações realizadas, o município só vinha contemplando machos, o que contraria a ordem de prioridade apontada por especialistas.


No mês passado vereadores aprovaram a inclusão de R$ 50 mil no orçamento oriundos de emenda parlamentar do deputado Ricardo Silva (PSD) após indicação do vereador Alison de Souza Mares Rodrigues.


Além disso, após articulações de ativistas locais com o apoio de vereadores, a Prefeitura reservou outros R$ 50 mil do cofre municipal para o desenvolvimento de ações relacionadas aos animais. O secretário argumentou que esta verba ainda não foi direcionada as ações, pois o município precisa utilizar antes o recurso estadual. “Temos prazo para aplicar a emenda e, se passar, é preciso devolver”.


Apesar da inauguração da reforma do prédio "Meu Melhor Amigo" Claudete de Mello Falvo em dezembro de 2019, a Prefeitura ainda não adquiriu todos os materiais permanentes necessários para desenvolver as atividades como geladeira, computador, ar condicionado e telefone. O diretor de saúde afirmou que estão sendo orçados e serão comprados.


Cadastro

A Vigilância Sanitária vem realizando cadastro de moradores tanto da área urbana como rural interessados em castrar gratuitamente o seu animal. Assim que as cirurgias começarem serão convocados em dia e horário programados para as cirurgias. Para mais informações ligar 3348 9400 e pedir para falar com a Vigilância Sanitária.


Comments


bottom of page