
Em resposta a questionamento do Cenário Social, a Artesp informou por meio da assessoria de imprensa que a Viação Paraty Ltda comunicou em 26 de janeiro de 2023 a desistência da linha Guariba/Rincão com a alegação de falta de demanda.
Leia também:
Diante disso, continuou a Agência, foram realizados três chamamentos públicos em 07/03/2023, 15/03/2023 e 23/03/2023 sem que houvesse manifestação de interesse de outras empresas. “Diante da situação, a ARTESP retomou a linha para efetuar estudos de futuras ações”.
Comunicado publicado no Diário Oficial informou a realização em nove de abril deste ano de um novo chamamento público para interessados em operar a linha em regime de autorização e em caráter emergencial por 180 dias, prorrogáveis por igual período. Também não teve interessados.
Concessionária dos serviços desde 2011, quando a Ramazini deixou de prestá-los, a Viação Paraty já tinha excluído dos itinerários que herdou trajetos para Araraquara, via Bueno de Andrada, e Guariba.
A partir de 2017, a empresa começou a retirar horários e. em 2020, logo após o advento da pandemia da Covid, permaneceu somente com estes de Rincão. Provocados por usuários, o prefeito Ricardo e vereadores buscaram, sem sucesso, intervir pela manutenção dos serviços.
A justificativa da empresa é que as linhas vinham acumulando prejuízos e que não havia previsão de retorno. A decisão foi autorizada pela Artesp.
Comments