Apesar de apelos que se arrastam há anos, a Prefeitura de Motuca vem relutando em atender pais de alunos e professores sobre a necessidade de climatizar com aparelhos de ar condicionado salas de aulas de escolas onde estudam alunos da rede pública municipal.
Relatos apontam que as ondas de calor recentes vêm tornando a presença nos espaços de aprendizagem quase que insuportável, prejudicando o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino.
Veja como está a situação das escolas, segundo apuração do Conselho tutelar
EMEIF Maria Luiza Malzoni Rocha Leite: existem três salas com ar condicionado e três sem, além de cinco equipamentos quebrados
EMEF Adolpho Thomaz de Aquino: Existem aparelhos em todas as salas, mas alguns precisam de manutenção. O prédio pertence ao estado e é compartilhado com o município.
Creche Escola Professora Cátia Regina Muniz da Silva: foram instalados apenas ventiladores. Não há aparelhos de ar condicionado.
EMEI Professor Hildeberto Chierice: além de não possuir ar condicionado, não há bebedouro de água gelada para os alunos.
Em razão da constatação da necessidade em atender aos apelos dos pais e alunos, o Conselho Tutelar encaminhou Ofício ao Poder Executivo, mas, de acordo com o órgão, não obteve respostas. Diante disso, deve acionar o Ministério Público para que o município se posicione. Em nota encaminhada ao Cenário descreveu que “O Conselho Tutelar acredita que um ambiente mais arejado poderá trazer maior qualidade no aprendizado e o recurso deve ser ofertado em igualdade a todos os alunos”.
Além do Conselho Tutelar, professores e pais de alunos vem buscando ajuda de vereadores da Câmara Legislativa. De acordo com levantamento do Cenário, há pelo menos seis anos os parlamentares vêm solicitando por meio de indicações e requerimentos a instalação ou manutenção dos equipamentos.
Veja abaixo:
Em 2018 Tuca solicitou por meio de indicação a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas 02 e 10 do ensino fundamental e nas salas do ensino infantil, localizadas na Escola Maria Luiza Malzoni Rocha Leite. (ver)
Em 2019 Vera também solicitou os equipamentos da EMEIF Maria Luiza especificando as seguintes salas: recreação, maternal A e B, 2 e 3 anos e pré-escola. (ver)
Em 2022 Aguinaldo, Alison e Gabriel solicitaram por meio de requerimento providências em escolas do município, entre elas a aquisição de aparelhos de ar condicionado. (ver)
Em 2023 Tuca, Alison e Renato protocolaram indicação solicitando que a Prefeitura realize a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula da EMEIF Maria Luiza Malzoni Rocha Leite. (ver)
O que diz a Prefeitura
Questionada por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura não encaminhou as respostas. Em pronunciamento ano passado na Tribuna da Câmara, o prefeito Ricardo respondeu indicação do vereador Alison afirmando que os aparelhos de ar condicionado não poderiam ser instalados no berçário e na educação infantil em razão de restrições médicas. O mesmo argumento foi utilizado pela diretora Cristina Sanches aos pais de alunos.
Sobre a instalação de equipamentos em salas da Creche Escola, a justificativa é que os prédio foi construído pelo estado e é preciso respeitar um prazo para realizar qualquer tipo de modificação. Sobre os aparelhos danificados na EMEF Adolpho Thomaz de Aquino, a informação vinda de servidores do Estado é que foram adquiridos e serão instalados em breve.
Comments