top of page

Países monitoram mais de 100 casos suspeitos e confirmados de varíola dos macacos

Autoridades sanitárias de todo o mundo estão em alerta devido ao aparecimento de casos de varíola de macaco, uma doença viral endêmica em animais na África Central, mas raramente vista em seres humanos fora do continente.


Países da Europa e da América do Norte estão investigando mais de 100 casos suspeitos e confirmados da infecção viral no pior surto do vírus fora da África, onde a doença é endêmica.


Ontem (23), o conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) David Heymann disse que o surto atual teria se originado em duas raves que reuniram milhares de turistas, uma nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol na costa africana, e outra na Bélgica.


Segundo autoridades de saúde, a doença está sendo transmitida por contato sexual, o que explica sua dispersão em dezenas de países e a velocidade de contágio. Na África, a contaminação humana normalmente se dá pelo contato com roedores e primatas doentes.


As principais medidas para controlar o surto são o rastreamento e o isolamento de contatos, disse ele, observando que não é um vírus que se espalha com muita facilidade e nem causou doenças graves até agora.


Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page