A 8ª onda de calor do ano, que chegou em parte do país, incluindo a região, na sexta (29), deve durar até a próxima terça (8), de acordo com previsão da ClimaTempo. Ainda que mais amena comparando com as anteriores, as temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, no interior de SP, no Tocantins e interior do Nordeste voltaram a ficar cerca de 3 a 5 °C acima da média e as máximas podem atingir novamente valores próximos a 38/39 °C.
A expectativa é que na noite de quarta-feira (02), a chegada de uma frente fria comece a trazer novamente o retorno do ar frio entre a quinta e a sexta-feira (04), no Sul e em parte da Região Sudeste, provocando uma ligeira queda nas temperaturas no leste e sul de SP no final desta próxima semana. Porém, mesmo com a chegada deste sistema, áreas do Brasil central continuarão muito quentes, com temperaturas acima da média.
A condição climática, com tempo quente e seco, também afeta a qualidade do ar e os riscos de incêndio. A umidade do ar também pode voltar a níveis preocupantes em diversas localidade. Entre os dias 9 e 10 de outubro, uma nova frente fria deverá intensificar essa mudança, fazendo com que as máximas fiquem em torno de 20°C em várias regiões, com a possibilidade de chuvas durante esse período.
Comentarios