OMS alerta para novos surtos após descoberta de Ômicron, classificada como “de preocupação”
- Redação
- 30 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou ontem (29) que a variante Ômicron do novo coronavírus impõe alto risco de novos surtos de infecção.
Diante disso, alertou as 194 nações afiliadas de que a possibilidade de um novo surto pode ter consequências severas.
Segundo projeções de órgãos de saúde internacionais, o número de casos da variante deve ultrapassar 10 mil nesta semana, em comparação aos 300 registros feitos na semana passada. Todos os continentes já registraram infecções.
A variante foi classificada como “de preocupação” pela OMS. Evidências constataram que ela pode facilitar a reinfecção. No entanto, no há registros de mortes pela nova Cepa, que apresenta um grande número de mutações. Estudos demonstram que medidas sanitárias como máscara, distanciamento, ambientes ventilados continuam importantes para evitar contaminações.
Vários países do mundo vem endurecendo medidas para evitar a propagação da doença. No Brasil, um viajante vindo do continente africano está sendo monitorado após ser diagnosticado com a Covid. Ainda não se sabe se foi infectado pela Ômicron. O país decidiu fechar a fronteira para dez países africanos, continente onde foi descoberta.
Comments