A Secretaria de Saúde programou para hoje (29), a partir das 18h, a nebulização com inseticida a partir da utilização de um veículo em todos os bairros da zona urbana de Motuca. O propósito é eliminar os mosquitos transmissores da dengue em sua fase adulta. Em caso de chuva no horário, a iniciativa será cancelada. Até quinta (25), o município acumulava 33 diagnósticos positivos da doença desde o inicio do ano.
Esta é a segunda vez no ano que a Secretaria realiza o procedimento. A primeira foi no dia 28 de fevereiro, (ver link abaixo). De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Susi Elaine dos Santos Falvo, o “fumacê” tem ação temporária e pontual, em virtude dos novos casos suspeitos e positivos que estão sendo registrados nas Unidades de Saúde do município.
“Mas a melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros” salienta. Ela explica que agentes de controles de endemias realizam ações de bloqueios e busca ativa de criadouros em residências da cidade.
Em virtude dos efeitos tóxicos do inseticida, a Vigilância encaminhou em redes sociais orientações aos moradores. Segue abaixo:
No momento em que o veículo passar, portas e janelas das residências deverão estar abertas para que a fumaça com o inseticida possa chegar aos cômodos;
Alimentos devem ser acondicionados em recipientes com tampa;
Gaiolas de pássaros devem ser cobertas;
Entrada de caixas de abelhas devem ser vedadas por 24 horas;
Roupas devem ser retiradas dos varais;
Veículos devem ser retirados das ruas;
Moradores devem permanecer no último cômodo da casa durante a pulverização;
Gestantes, idosos e crianças de colo devem manter distância das ruas;
Após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.
Veja também:
Comments