
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta nesta quarta-feira (8) para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias. O fenômeno climático atingirá alguns estados e várias regiões do país, incluindo as de Araraquara e Ribeirão Preto.
Leia também:
O aviso meteorológico especial é de nível amarelo (perigo potencial). É emitido quando a previsão indica temperaturas máximas 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos. Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
Temperatura média atinge recorde no Brasil pelo quarto mês seguido
Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem realizando uma análise meteorológica específica para o Brasil, utilizando dados de temperatura média do ar das estações meteorológicas do Inmet espalhadas por todo o território nacional. De acordo com o levantamento, as temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro.
Em 2023, os meses citados foram marcados por calor extremo em grande parte do País e eventos de onda de calor, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño (aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial), que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta.
Além disso, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.
Desta forma, o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde da década 60.
Estes resultados corroboram com as perspectivas encontradas por outros órgãos de meteorologia internacional, pois, segundo pesquisadores do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, é improvável que os dois últimos meses deste ano revertam este recorde, tendo em vista que a tendência é de altas temperaturas em todo o mundo até novembro.
Comments