logo_final.png

Nebulização no Jardim San Matheus busca evitar proliferação da dengue

Nebulização com inseticida em residências e terenos do Jardim San Matheus realizada ontem (5) e hoje (6) busca evitar a proliferação da doença em Motuca. O bairro concentra todos os 4 casos positivos registrados na área urbana. Outros são de Assentamentos da Fazenda Monte Alegre, totalizando 8 diagnósticos desde janeiro.


Vídeo mostra agente de controle de vetores da cidade nebulizando residência:

Motuca possui ainda 2 casos suspeitos, que aguardam resultado de exame de sorologia. Do total de 31 moradores que procuraram atendimento médico, 21 testaram negativo para a doença.


A nebulização faz parte do trabalho de bloqueio realizado quando há casos positivos para eliminar os mosquitos Aedes Aegypti ativos. O trabalho, realizado por equipe da Secretaria de Saúde, percorre imóveis em dez quarteirões próximos das casas dos infectados.


"A nebulização tem o objetivo de matar os mosquitos que estão voando e não irá adiantar se as pessoas não continuarem com os cuidados do dia-a-dia, eliminando os criadouros que estão nas residências", pondera a agente de controle de vetores Suzeley Moreira.


Novo insentida

Assim como outras cidades do país, Motuca passou a utilizar um novo inseticida, denominado Cielo, composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide), princípios ativos diferentes do malathion, que vinha sendo usado anteriormente. "A alternância é necessária, pois o mosquito adquire resistência", explica Suzeley, que aponta outros benefícios do novo produto. "Não é corrosivo e nem oleoso, além de possuir um cheiro mais agradável, de menta, o que diminui a resistência dos moradores", avalia.


Colaboração da população

Para o secretário de saúde Márcio Contarim, o menor número de casos de dengue neste ano (Leia a matéria) comparando com o ano passado não significa uma maior tranquilidade na cidade. "Venho reiterando em postagens na internet a necessidade da população não deixar de lado os cuidados por causa do coronavírus", acentua. De acordo com ele, muitos dos criadouros estão em cima das casas, em calhas ou em caixas d'águas abertas.


Veja fotos do trabalho realizado pela equipe de saúde:




  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185