Motuca registrou nessa semana o 1º caso suspeito de dengue após o inicio do período das chuvas, quando os contágios geralmente são maiores. A pessoa procurou ajuda médica apresentando sintomas análogos ao da doença. Como chegou de outro estado há poucos dias a Secretaria de Saúde notificou como importado. Agentes de controle de vetores iniciaram nessa semana trabalho de bloqueio e de busca ativa de criadouros nas proximidades do Centro, bairro onde reside a paciente.
De janeiro a outubro desse ano foram registrados em Motuca 133 casos de dengue, o maior número da série histórica. Diante da preocupação de novos contágios, a Secretaria de Saúde alerta os moradores para a necessidade de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e do uso de repelentes, principalmente quando viajar para outras localidades.
Chuvas
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.
O que é dengue?
A dengue é uma doença aguda, causada por um vírus e cuja transmissão ocorre através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. É a virose urbana mais difundida no mundo, pois, com exceção da Europa, ocorre em todos os continentes. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
Σχόλια