top of page

Motuca inicia vacinação de jovens de 15 a 19 anos contra a meningite

O Departamento de Saúde de Motuca inicia na segunda (6) mobilização para a vacinação de jovens de 15 a 19 anos contra a meningite. As doses serão disponibilizadas no Centro Médico da área urbana e na Unidade de Saúde do Assentamento Monte Alegre das 8h 30 às 11h e das 13h às 15h30. A campanha segue até o dia 28 de fevereiro.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.


Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


A vacina Meningocócica C está disponível no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações para crianças, sendo 2 doses iniciais e um reforço, a partir de 3 meses de idade.

Comments


bottom of page