top of page

Motuca divulga início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 14 anos

Foto do escritor: RedaçãoRedação

A Prefeitura Municipal de Motuca, por meio do Departamento de Saúde, divulgou em suas redes sociais o início da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As doses serão ministradas no Centro Médico da área urbana e na Unidade Básica de Saúde dos Assentamentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30. É preciso levar carteirinha de vacinação e documento de identidade do menor.


Motuca foi uma das contempladas em junho na 5ª remessa para operacionalização da estratégia de vacinação contra a dengue pelo Ministério da Saúde, de um total de 405 novos municípios, que também inclui Araraquara, Américo Brasiliense, Rincão e Santa Lúcia, Boa Esperança e Trabiju, que fazem parte do Departamento Regional de Saúde 3 (DRSIII).


Foram disponibilizadas 62 doses a Motuca, de acordo com o Departamento do Programa Nacional de Imunizações Coordenação-Geral de Gestão de Insumos para aplicação em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Veja a lista completa aqui (acesse).


O Ministério da Saúde reforça que, embora o país conte com as primeiras doses da vacina, essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros.



 Importância da Vacinação:

A vacinação contra a dengue contribui para prevenir a doença e suas complicações, além de ajudar a reduzir a circulação do vírus da dengue. O Ministério da Saúde reforça, porém, que essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros.


A vacina contra a dengue adquirida pelo Brasil, chamada Qdenga, é um imunobiológico considerado seguro e eficaz que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4). Ela é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e pode ser administrada em pessoas de 4 a 60 anos de idade. (saiba mais aqui)


Veja abaixo o banner de divulgação da Prefeitura:



Comments


bottom of page