top of page

Motuca confirma média de um caso de Covid a cada dois dias desde os primeiros diagnósticos


De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, o município possui 20 casos positivos de Covid-19. Levando-se em conta a data dos primeiros três diagnósticos, em 26 de maio, a média de infecção na cidade desde então é de um caso a cada dois dias.


Do total de infectados, oito se recuperam em isolamento domiciliar e 12 já foram considerados curados da doença. Existem ainda cinco casos suspeitos também em isolamento aguardando resultados de exames. O município não possui moradores internados ou casos de óbitos.


A Prefeitura decidiu mudar a metodologia de divulgação do Boletim Epidemiológico, que passa a ser realizada em dias e horário específicos: todas as segundas, quartas e sextas, às 19h.


Como medida de prevenção, a administração municipal instalou em prédios públicos na semana passada equipamento para a higienização das mãos com álcool em gel a partir de acionamento com os pés. De acordo com o prefeito João Ricardo Fscineli, foram adquiridos 10 modelos para uma fase de testes. A ideia é ampliar para outros locais públicos de maior movimento.


O prefeito Ricardo também anunciou a aquisição de R$ 200 mil na forma de emenda parlamentar direcionada pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT). A verba deverá ser utilizada pela Secretaria de Saúde no combate ao novo coronavírus.


Proteja-se do coronavírus!

Os coronavírus são uma grande família que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave, que podem causar a morte.



A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Manifestações Clínicas


Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.  Período de incubação De 2 a 14 dias Período de Transmissibilidade De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas.


Modo de Transmissão De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa. 


Incorpore as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção do vírus:

  • Cobrir a tosse (se possível não utilizando as mãos)

  • Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso

  • Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir os espirrar (se possível não utilizando as mãos)

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão

  • Permaneça em isolamento social e só saia quando realmente necessário

  • Evite aglomerações ou locais pouco arejados

  • Evite tocar olhos, nariz e boca.

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal

bottom of page