O último Boletim Epidemiológico divulgado ontem (27) demonstra que Motuca possui 3 casos positivos, todos trabalhadores de uma mesma usina da região. Também foram notificados até o momento 4 casos suspeitos, que aguardam resultado de exames.
Para o secretário de saúde Márcio Contarim, a única forma de evitar a proliferação da doença é com apoio da população. “A gente faz a nossa parte, mas não podemos ir além, pois não temos poder de polícia e a pessoa que deve ter discernimento”, avalia.
Contarim lamenta que muitos moradores ainda resistem em seguir as orientações de isolamento e distanciamento social, além dos cuidados sanitários. “Se a população não fizer a parte dela, a contaminação vai aumentar. Vejo relatos de aniversários sendo realizados e pessoas que resistem em usar máscaras”.
Ele revela ainda que vem recebendo denúncias de moradores com diagnóstico positivo e suspeito que não estão respeitando o isolamento preconizado pelo Ministério da Saúde. “Não tenho como afirmar, pois não vi, mas chegaram até mim estas informações”, afirma.
De acordo com o secretário, assim que recebem o diagnóstico ou apresentam sintomas semelhantes ao da doença, as pessoas são orientadas a permanecerem isoladas em casa com incorporação de cuidados sanitários como higienização constante das mãos e uso de máscaras.
Os testes rápidos adquiridos recentemente estão sendo disponibilizados apenas para pessoas com sintomas. “Esta é a orientação do Ministério da Saúde, então não adianta a pessoa vir aqui e querer fazer, pois temos que seguir um protocolo”, pontua.
Comments