top of page

“Mesmo com todas as precauções, contraímos a Covid”


Todas as precauções foram tomadas, menos a máscara dentro de casa e, mesmo assim, contraímos a Covid. Os sintomas surgiram primeiro em minha mãe, com 88 anos, depois em mim, com 65 e, por fim, em minha irmã, com 61. Fizemos os testes juntas no dia 23 de junho. O resultado saiu dois dias depois.


Em mim começou com uma dor de garganta. Depois surgiram tosses terríveis, perda de olfato e paladar, febre, dor no corpo e na cabeça. A isso se somaram o medo e os danos emocionais causados pelo isolamento social.


Teve dias que passei muito mal. Aí também surge a insegurança, pois não sabemos como o vírus está se comportando em nosso corpo. Então o melhor era orar.


Minha pressão arterial sempre foi normal, mas passou a ficar alterada após a doença. Fui a um médico cardiologista e ele me orientou a tomar medicamentos para controlá-la. Minha irmã, que já tomava remédio, também teve piora da pressão. Ela ainda não sente o paladar e o olfato. Com Alzheimer, minha mãe sofreu muito e ficou agressiva nos dias de isolamento.


Fora estas sequelas, estamos bem. Aproveito para agradecer a atenção que nos foi dada no Posto de Saúde de Motuca... pela Dr. Flávia, Dr. Danilo e por toda a equipe de enfermagem. O secretário Márcio também foi super prestativo.


Relato de Joana Thomaz de Aquino, arquiteta aposentada

bottom of page