top of page

Maiores de 40 anos já podem receber a 4ª dose da vacina contra a Covid

O Ministério da Saúde liberou a segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas que têm a partir de 40 anos de idade. A recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço.

.

Até agora, a autorização contemplava apenas pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.


O Ministério da Saúde decidiu intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país e seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo novo coronavírus.


De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir de hoje (20). A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Estudos demonstram o efeito protetor que as vacinas têm nos casos de agravamento por covid-19. Independentemente do intervalo etário, as vacinas protegem de uma evolução mais grave da doença.


Comments


bottom of page