top of page

Inscrições para o Censo vão até amanhã (29); IBGE abriu 4 vagas para Motuca

Termina amanhã (29) o prazo para as inscrições no processo seletivo voltado ao trabalho do Censo Demográfico. São disponibilizadas quatro vagas temporárias de recenseadores para moradores de Motuca, dos quais uma será reservada para pessoas pretas ou pardas (PPP). As inscrições devem ser realizadas pelo endereço: https://bit.ly/3yJVHip. Para agentes censitários de administração e informática, o prazo é até 10 de janeiro.


O valor da taxa de inscrição para recenseadores é de R$ 57,50 e os candidatos precisam ter nível fundamental completo. Os recenseadores são remunerados por produtividade. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais, com três meses de contrato, que tem a possibilidade de ser estendido conforme a demanda do IBGE.


O Censo Demográfico está em sua 13ª edição. É realizado a cada dez anos (a exceção foi ano passado), com o propósito de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem. As informações e dados são utilizados em políticas públicas pelas esferas governamentais e na tomada de decisões pela iniciativa privada. Em todo o Brasil serão mais de mais de 200 mil profissionais contratados entre recenseador e agente censitário.


O Censo Em 2022, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail ibgepss21@fgv.br.



O que faz o recenseador:

O recenseador deve coletar, presencialmente ou por telefone, informações do Censo 2021 em todos os domicílios do setor onde atua, que devem ser registradas no dispositivo móvel da coleta. Por causa da pandemia, devem realizar o trabalho com máscaras e protetor facial (face shield). Saiba mais no vídeo abaixo:



Kommentare


bottom of page