top of page

Incêndio atinge local para destinação de restos de vegetação considerado irregular pela Cetesb


Iniciado por volta das 19h de ontem (9), um incêndio considerado acidental ainda persiste no Ecoponto mantido Prefeitura de Motuca onde são depositados restos de vegetações e de construção civil. Uma retroescavadeira do município vem buscando controlar as chamas arrastando o material altamente inflamável. Grande quantidade de fumaça emana no local. Um caminhão pipa de uma usina da região também fornece apoio.


Leia também:

Ao menos quatro incêndios já atingiram o Ecoponto. Em uma das vezes a fumaça durou vários dias e se alastrou pela cidade. A Prefeitura já foi notificada pela Cestesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a buscar uma solução para o local, por apresentar irregularidades na atual estrutura pela proximidade com áreas residenciais e falta de atendimento às normas técnicas e de segurança.


Atualmente, o Ecoponto é destino não só dos resíduos de construção e podas de árvores, como também lixo residencial, material reciclável e móveis descartados por moradores, o que fere a legislação por implicar em sérios problemas de saneamento.


Instituído em 2014, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos já demonstrava o problema no Ecoponto, descrevendo o local como improvisado pela falta de cercas ou qualquer tipo de sinalização de restrição ao acesso, o que permite a entrada de pessoas em busca de objetos e materiais de valor.

A Secretaria de Saúde já recebeu denúncias de moradores e demonstra preocupação para a disseminação de doenças. O Conselho de Meio Ambiente de Motuca (CMMA) encaminhou no início deste ano pedido de providências à Prefeifura, que ainda não se efetivou.


Instalado inicialmente nas proximidades do Distrito Industrial, o Ecoponto foi transferido em 2015 para o atual local, ao lado do Anel Viário, também após notificação da Cetesb, na gestão do então Prefeito Celso Teixeira Assumpção Neto.


Prefeitura comprou triturador de galhos e vem articulando transferência de local, diz diretor


De acordo com o diretor de meio ambiente Silvio Fernando da Silva, a Prefeitura adquiriu um triturador de galhos, estuda também a compra de um implemento para processar restos de construção civil e vem articulando a transferência do Ecoponto em área com estrutura adequada. "Este novo local será estruturado de acordo com as normas, tudo fechado e com horário de funcionamento", explica.

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page