Considerada uma das principais iniciativas para a formação de jovens, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) voltará a ser realizado em Motuca, após ser paralisado em 2019. Em postagem com a diretora de educação e ao lado dos policiais Wiliam Dias e Talita de Melo, o prefeito Ricardo enalteceu a parceria com a Polícia Militar (PM) e informou que as atividades começarão ainda neste ano aos alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental 1.
Além de Motuca, outras localidades atendidas pela 4ª Companhia da Policia Militar, com sede em Matão, voltarão a ter o Proerd. São eles: São Lourenço do Turvo, Santa Ernestina e Dobrada.
“O Proerd sempre foi muito bem aceito pela comunidade estudantil. Sua retomada foi uma reivindicação da sociedade e, considerando que não tínhamos mais nenhum instrutor habilitado para aplicação do curso, passamos a incentivar policiais militares pertencentes ao nosso efetivo a aceitarem o desafio”, declarou o capitão Rodrigo Adriano Lopes, comandante da 4ª Cia em publicação do site A Comarca.
Ainda de acordo com a matéria, William e Talita integram o Pelotão Territorial de Matão. Eles concluíram o Curso de Instrutores do Proerd, realizado em São Paulo, em setembro de 2023 e, desde então, retomaram a aplicação do conteúdo do programa nas escolas. “É indiscutível a importância do Proerd como ferramenta institucional para aproximação da Polícia Militar com a comunidade”, acentuou comandante.
O Proerd reforça laços de cooperação e confiança, objetivos da Polícia Comunitária, bem como a educação de crianças que recebem, nas aulas, ensinamentos necessários para o fortalecimento de boas amizades, do respeito mútuo, valorização da família e, principalmente, do comportamento para resistirem ao aliciamento dos criminosos, dizendo ‘não’ às drogas e à violência. Leia entrevista com William e Talita no site A Comarca..
O que é Proerd
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
Como começou
O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.
Lições do Proerd
As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.
Comentários