Uma jovem de 26 anos morreu vítima de coronavírus na UPA da Vila Xavier no final da manhã deste domingo (31). Ela aguardava transferência para uma UTI, mas não resistiu. Diabética, ela teve complicações respiratórias, segundo a Prefeitura de Araraquara. O caso levanta preocupação com um possível colapso no sistema de saúde de Araraquara com falta de vagas para pacientes com a doença.
Segundo a Prefeitura de Araraquara, a cidade vive seu pior momento em relação a ocupação de leitos de enfermaria que hoje estão com 75,5% de ocupação e 59% de UTI. A cidade é referência na região e, além de moradores, também recebe pacientes de outras cidades.
No sábado, a Unimed Araraquara publicou em suas redes sociais comunicado no qual levanta preocupação com o atual momento na cidade. “Estamos vivendo agora o pior cenário da Covid-19 desde o início da pandemia”, descreve, destacando que o agravamento da doença se manifestou após as festas de final de ano, viagens de férias, bem como aglomerações recentes e descumprimento das regras básicas necessárias, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Ainda de acordo com o comunicado, o hospital suspendeu todas cirurgias eletivas a fim de deixar a maioria dos leitos para os pacientes contaminados com Covid-19 e para atendimentos de urgência/emergência.
Leia abaixo a integra do comunicado:
Com informações de Araraquara Agora e A Cidade On Araraquara
Comments