Estudo aponta propostas para uso sustentável dos recursos naturais na agropecuária brasileira
- Redação
- 18 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos traz soluções para tornar a agropecuária mais sustentável e inclusiva

Um novo estudo realizado por pesquisadores de diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), apresenta propostas para um uso mais sustentável dos recursos naturais na agropecuária brasileira. O Sumário para Tomadores de Decisão (STD) do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, lançado nesta terça-feira (16) no Rio de Janeiro, aborda os desafios associados ao modelo de uso da terra predominante no país, marcado pela monocultura em larga escala, e aponta soluções para tornar a agropecuária uma prática mais sustentável e inclusiva.
Acesse o documento:
Publicado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), o documento foi elaborado por 35 pesquisadores, incluindo cientistas da USP, que sintetizaram o conteúdo principal com linguagem simplificada e em formato didático. O relatório compila informações científicas e casos de sucesso sobre as interações entre os usos do solo e a biodiversidade no Brasil, levando em conta o bem-estar humano e os saberes tradicionais.
O estudo que originou o relatório mobilizou, ao longo de três anos, 100 profissionais de diversas áreas, pertencentes a mais de 40 instituições distribuídas por todos os biomas do país. Segundo os pesquisadores, apesar de o Brasil ser conhecido como uma "potência agrícola" e um "País megadiverso", ainda há muitos conflitos e dificuldades de diálogo entre as agendas da conservação ambiental e da produção rural. O relatório busca contribuir para superar essa dicotomia, apresentando soluções para um desenvolvimento rural mais sustentável e inclusivo.
Acesse a matéria completa no site abaixo:
Comentarios