
Em um dos anos mais quentes registrados no mundo e a influência do fenômeno La Nina no país, as cidades brasileiras vem sofrendo com as mudanças climáticas. Motuca não é diferente.
No último boletim de monitoramento divulgado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mantido pelo Governo Federal, a estiagem que atinge o município foi classificada como severa, abaixo apenas da “extrema”. Ambas as classificações englobam 1.024 cidades no país, de acordo com levantamento no Portal G1.
A escassez de chuvas nos últimos meses vem afetando a cidade de diversas maneiras, seja pela queda de produção agrícola, aumento de focos de incêndios em lavouras e áreas de vegetação, diminuição da reserva hídrica, além de trazer riscos à saúde da população.
Prevenção
Criado em 2011, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro. O Cemaden esta vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Monitoramento
O Cemaden, monitora, 24 horas por dia, as áreas de risco de municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais em todo o território nacional. Gerencia as informações emitidas por radares meteorológicos, pluviômetros e dados provenientes de previsões climáticas, repassando as informações para os órgãos competentes em todo o Brasil, visando antecipação perante possíveis ocorrências de situações meteorológicas que possam levar a ocorrência de um desastre natural
Comments