top of page

Estado endurece restrições às atividades e busca maior isolamento para conter avanço da Covid

Durante coletiva na qual foi demonstrado aumento preocupante dos casos de Covid-19 e de mortes pela doença nas últimas semanas, o Governo do Estado de São Paulo anunciou medidas mais rígidas de isolamento social que passam a valer a partir de segunda (25).

Sete regiões foram classificadas na fase laranja, que permite apenas o funcionamento de estabelecimentos essenciais como farmácias, supermercados e postos de combustíveis. Bares, restaurantes e lojas, entre outros, ficam proibidos de funcionar.


Outras nove regiões, incluindo Araraquara, se encontram na fase laranja, que permite o funcionamento dos estabelecimentos não essenciais com limitações de horários, capacidade e adoção de medidas sanitárias. Com as novas regras, no entanto, essas atividades serão proibidas das 20h às 6h e também em dois finais de semana (30 e 31 e 6 e 7). Além disso, nenhuma região poderá ser classificada nas fases verde e amarela antes do dia 8 de fevereiro.


Foi adiada a retomada das aulas presenciais na rede estadual para o dia 8 de fevereiro. A volta estava programada para o dia 1º de fevereiro. Escolas particulares continuarão autorizadas a retomar as atividades presenciais na primeira semana de fevereiro. A abertura das escolas, no entanto, depende de decisões das prefeituras.


As cirurgias eletivas estão canceladas em todos os hospitais públicos e conveniados do estado.


De acordo com o Governador João Dória, o endurecimento das medidas vem de encontro com urgência em conter os avanços do vírus. Nos últimos dias, o estado vem registrando média de uma pessoa morta a cada seis minutos. As taxas de ocupação da UTI chegaram a 71,1% em todo o estado. De acordo com a última atualização, 6.044 se encontram internadas nos tratamentos intensivos e 7.659 nas enfermarias. Desde o início da pandemia, o estado já registrou 1.679.759 casos 51.192 óbitos.


Íntegra do Plano São Paulo (Acesse)


Classificação das regiões:


bottom of page