Estado amplia quarentena por mais 15 dias e anuncia plano de retomada de atividades econômicas
- Redação
- 28 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

A quarentena vigente até 31 de maio, será prorrogada por mais 15 dias no estado de São Paulo. O anúncio foi feito ontem (27) pelo governador João Dória, que também informou sobre o plano de flexibilização (acesse) para a "retomada responsável" das atividades econômicas para setores específicos em 17 regiões, de acordo com índices de gravidade da infestação e estrutura de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).
Veja também
Foram criadas cinco fases que irão definir os restritivos para a retomada da economia. A região de Araraquara e São Carlos, onde está situada Motuca, está na 2, de cor amarela. O plano foi elaborado por autoridades estaduais a partir de orientação de especialistas do Centro de Contingência do Coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário.
Fases do Programa:
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.
Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

“Até o dia 31 de maio, a quarentena em São Paulo vai salvar 65 mil vidas. Abrimos sete hospitais de campanha, aumentamos em 60% o número de leitos em hospitais públicos, já temos 600 novos respiradores em operação”, afirmou o Governador. “A fase denominada retomada consciente seguirá a orientação da ciência, com dados técnicos para permitir a gradual e segura retomada”, explicou Doria.
As normas do Estado autorizam prefeitos de cidades a conduzir e fiscalizar a flexibilização de setores segundo as características dos cenários locais. Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação das atividades autorizadas no Plano São Paulo.
Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc – permanece por tempo indeterminado. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.
Comments