top of page

Enquanto não surgirem medicamentos ou vacina, população deve se proteger, alerta médico de Motuca


Na linha de frente juntamente com outros profissionais da saúde, o médico Danilo Gonçalves Rossi, da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Motuca, demonstra preocupação com o aumento no número de casos de Covid-19. Para ele, a pandemia está sendo negligenciada por grande parte das pessoas.

“Muitos não estão se cuidando e a doença é uma loteria, pois alguns contraem e ficam assintomáticos e outros morrem”, destaca.

Questionado sobre medicamentos alardeados como solução para doença como a hidroxicloroquina e a ivermectina, Doutor Danilo é enfático ao afirmar que “todos os estudos contraindicam a prescrição, então particularmente não receito”.


Aos pacientes com a Covid-19, os medicamentos preconizados por ele são sintomáticos, ou seja, se apresentar febre deve ingerir um antitérmico, dores um analgésico, além de recomendações de repouso e muita hidratação. “E em caso de piora no quadro de saúde a orientação é que seja encaminhado a um procedimento hospitalar” explica.


De acordo com o médico, para diminuir os riscos de contaminação as pessoas devem seguir regras de distanciamento social, bem como de higienização das mãos. “A proteção é fundamental enquanto não surgirem medicamentos eficazes ou uma vacina”, alerta.


Doutor Danilo faz parte do programa "Mais Médico Pelo Brasil", do Governo Federal, cujo contrato estava previsto para terminar em outubro, mas de acordo com ele, existe a perspectiva de prorrogação.

bottom of page