Doença que atinge principalmente as crianças, o Tracoma possui tratamento simples, mas se não for tratado adequadamente pode prejudicar a visão e até mesmo levar à cegueira. Em virtude da necessidade de conscientizar a população, equipe da Secretaria de Saúde fará evento amanhã (1), no Centro Comunitário, voltado aos pais com filhos de um a nove anos. Os ônibus passarão nos pontos do Assentamento a partir das 7h. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
O que é tracoma?
O tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. É responsável por prejuízos visuais em 1,9 milhões de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível. Estima-se que 190,2 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas com risco de cegueira por tracoma.
Em geral, o indivíduo com tracoma apresenta os seguintes sinais e sintomas:
fotofobia (sensibilidade e intolerância à luz);
prurido (coceira nos olhos);
sensação de corpo estranho dentro do olho;
vermelhidão nos olhos;
secreção;
lacrimejamento.
Muitos casos de tracoma não apresentam nenhum sintoma. O período de incubação (período entre o momento da infecção e o surgimento dos sintomas) do tracoma dura de 5 a 12 dias e pode se apresentar inicialmente com a aparência de uma inflamação que afeta ambos os olhos.
Como é transmitida:
A transmissão da bactéria ocorre por meio de secreção dos olhos do paciente infectado, de uma pessoa para outra, por meio das mãos ou qualquer objetivo. Ambientes coletivos com escolas e creches facilitam a infeção entre as pessoas.
Formas de prevenção:
A melhor forma de prevenção é a higiene. Para isso, deve-se lavar a mão e o rosto com sabonetes várias vezes ao dias. Importante não coçar os olhos, além de não compartilhar objetos de higiene pessoal como toalhas e lenços.
Comentarios