Dia internacional da mulher. Saiba como surgiu e porque a data é comemorada
- Redação
- 8 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

Considerado marco histórico na luta das mulheres por mais oportunidades e reconhecimento, o 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.
Muitos historiadores relacionam a data a um incêndio ocorrido, em 1911, em Nova York, quando 125 mulheres morreram em uma fábrica têxtil. A partir daí, protestos sobre as más condições enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras começaram a ganhar espaço. Mais de um século depois, as mulheres seguem na luta por igualdade de direitos.
Também é relacionada à revolta de 90 mil operárias russas, que em 8 de março de 1917 percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e se manifestando contra as ações do czar Nicolau 2º, o último imperador da Rússia. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.
O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Comentários