top of page

Dia do meio ambiente: Governos Federal e Estadual anunciam medidas para enfrentar as mudanças climáticas

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Atualizado: 7 de jun. de 2024

Tanto o Governo Federal como o do Estado de São Paulo aproveitaram o Dia do Meio Ambiente comemorado hoje (5) para anunciar medidas voltadas ao enfrentamento dos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas.


Em pronunciamento à rede de rádio e televisão na noite de ontem (4) a ministra do meio ambiente Marina Silva comunicou que o governo federal está prestes a concluir a atualização do Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática, cujas ações serão focadas nos municípios e áreas de risco.


“O plano vai estruturar a capacidade do governo em lidar com o pré-desastre, fortalecendo ações de análise de risco, prevenção e preparação”, disse a ministra, que usou as inundações no Rio Grande do Sul como exemplo de desastre ocasioado pelo aumento de temperatura do planeta.


Pelo Governo Estadual, o governador Tarcísio de Freitas assegurou a instauração do Comitê Gestor da política estadual de mudanças climáticas e anunciou a formação do Conselho Estadual para temas como resiliência urbana, rural e natural, redução dos gases de efeito estufa na atmosfera e contabilização e sequestro de carbono.


A prioridade é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tornar as cidades paulistas mais resilientes a desastres provocados por grandes inundações, deslizamentos, incêndios florestais e estiagem prolongada, entre outros.

Comments


bottom of page