top of page

“Dia D” amanhã (29) atualizará caderneta e vacinará contra a polio e Covid


Conheça o público alvo e informações sobre o "Dia D"

O Departamento de Saúde de Motuca promove “Dia D” de multivacinação (atualização de caderneta) e contra a Polio amanhã (29), das 8h30 às 15h no Centro Médico e Odontológico Octávio Thomaz de Aquino. Também será disponibilizada a primeira dose do imunizante contra a Covid 19 a crianças a partir de três anos.


Leia também:

Assim como em várias cidades do país, a imunização contra a Pólio em Motuca está abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Até ontem (27) 190 crianças de 1 a 4 anos receberam a vacina no município.


Elas devem tomas tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.


Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.


Comments


bottom of page