top of page

Dengue: Já são 89 registros em Motuca e 70 casos suspeitos

Os aumento de contaminados pela dengue em Motuca não para de subir. Já são 89 desde o início do ano, de acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde. Além disso, 70 moradores registrados como casos suspeitos aguardam resultados de exames para o diagnóstico.


“Pelo que a gente viu até agora, acreditamos que 80% desse total deverá chegar positivo”, explica o enfermeiro Jhonatan Lemes, que atua no Centro Médico Octávio Thomaz de Aquino. Nos últimos dias dezenas de moradores vêm buscando atendimento com sintomas da doença.


Jhonatan relata que a enfermaria está diariamente “lotada” e o local antes destinado aos pacientes com Covid passou a atender pessoas com sintomas da dengue. “O Covidário passou a ser um dengário”, comenta.


As principais reclamações de moradores são de dores abdominais com ânsia que dificulta até a ingestão de água. Muitos estão apresentando plaquetas baixas no sangue e é necessária a aplicação de soro com medicamentos. Não há registros de dengue hemorrágica em Motuca, o tipo mais perigoso e que pode levar a casos graves e até a morte.


Repelentes e eliminação de criadouros

Como prevenção, a Secretaria de Saúde orienta os moradores a usarem repelentes e inseticidas, além de eliminarem objetos que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor do vírus que causa a dengue.

Comments


bottom of page