A Defesa Civil informa que, entre hoje (20) e domingo (24), uma forte massa de ar quente e seca provocará o aumento expressivo nas temperaturas e queda significativa nos índices de umidade relativa do ar (URA). Os termômetros podem registrar temperatura recorde em várias cidades do estado de São Paulo. A previsão é que na região de Araraquara a temperatura chegue a 40º e a umidade relativa do ar a 20%.
Cuidados
Qualquer pessoa está sujeita a sofrer os impactos do calor. Porém, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes são vulneráveis. Algumas medidas podem aliviar e evitar as complicações:
Beber mais água e líquidos. O ideal é ingerir um copo de água por hora ou 2 a 3 litros por dia;
Refrescar-se com lenços úmidos, spray ou panos molhados no rosto;
Procure ficar em locais frescos, com sombra;
Evite praticar exercícios físicos nos horários mais quentes;
Use roupas leve;
Verifique com frequência o estado de saúde de idosos acima de 65 anos, especialmente aqueles com doença cardíaca, problemas pulmonares e nos rins;
Em caso de mal-estar intenso, procure um médico
El Niño
O El Niño é um fenômeno que se caracteriza pelo aumento da temperatura nas águas do Oceano Pacífico Equatorial. Na região sudeste do país, ele contribui para o aumento das temperaturas médias, ou seja, favorece a ainda mais a frequência de dias mais quentes.
Comments