logo_final.png

Crianças passarão por exames em ação de prevenção ao tracoma, doença que pode levar a cegueira

Na próxima segunda (4), agentes da Secretaria de Estado de Saúde virão a Motuca para a realização de exames voltados a detecção do tracoma em cem crianças de um a menos de dez anos. A ação de prevenção conta com a participação da Saúde Local e será concentrada na escola Maria Luiza Malzoni Rocha Leite Na manhã de hoje (1), esquipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) se reuniu com pais para transmitir as informações sobre a doença .


“Essa ação é importante, pois o tracoma é muito contagioso e representa a 2ª maior causa de cegueira”, destacou a enfermeira Priscila Kelly Dias do Carmo. Os sintomas, explicou, são parecidos com a conjuntivite (ver abaixo). Há cerca de três anos o município passou pela mesma avaliação. Na ocasião, a doença foi diagnosticada em cinco crianças.


Eventuais casos positivos serão encaminhados para tratamento com antibiótico, bem como as pessoas cujo paciente teve acesso em tempos recentes. Locais de grande aglomeração de pessoas como escolas e creches são mais propícios à disseminação da doença. A Secretaria Estadual de Saúde segue protocolo de prevenção, que prevê o tratamento de todos os alunos e funcionários em caso de 10% de diagnóstico positivo.


O que é tracoma?

O tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. É responsável por prejuízos visuais em 1,9 milhões de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível. Estima-se que 190,2 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas com risco de cegueira por tracoma.


Em geral, o indivíduo com tracoma apresenta os seguintes sinais e sintomas:

  • fotofobia (sensibilidade e intolerância à luz);

  • prurido (coceira nos olhos);

  • sensação de corpo estranho dentro do olho;

  • vermelhidão nos olhos;

  • secreção;

  • lacrimejamento.

Muitos casos de tracoma não apresentam nenhum sintoma. O período de incubação (período entre o momento da infecção e o surgimento dos sintomas) do tracoma dura de 5 a 12 dias e pode se apresentar inicialmente com a aparência de uma inflamação que afeta ambos os olhos.


Como é transmitida:

A transmissão da bactéria ocorre por meio de secreção dos olhos do paciente infectado, de uma pessoa para outra, por meio das mãos ou qualquer objetivo. Ambientes coletivos com escolas e creches facilitam a infeção entre as pessoas.


Formas de prevenção:

A melhor forma de prevenção é a higiene. Para isso, deve-se lavar a mão e o rosto com sabonetes várias vezes ao dias. Importante não coçar os olhos, além de não compartilhar objetos de higiene pessoal como toalhas e lenços.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185