Geralmente realizada na segunda quinzena de abril, a campanha nacional contra o vírus influenza inicia neste ano no dia 23 de março e vai até o dia 22 de maio. A medida busca minimizar os efeitos do coronavírus, cuja contaminação vem sendo crescente no país.
A vacina não possui eficácia contra essa nova doença, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19, como também é conhecido. Outra mudança foi a ordem dos grupos prioritários, com os idosos e profissionais de saúde entre os primeiros a receberem as doses. Veja abaixo das datas e ordem de vacinação dos grupos.
Grupos prioritários da Campanha
1ª fase (23/03) Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde
2ª fase (16/04) Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento
3ª fase (09/05) Crianças de 6 meses a menores de 6 anos - Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - Gestantes - Puérperas - Povos indígenas - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas - População privada de liberdade - Funcionários do sistema prisional - Adultos de 55 a 59 anos de idade.
Serão distribuídas 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior. Em 2020, até a Semana Epidemiológica 9 (29 de fevereiro), foram registrados 90 casos de influenza A (H1N1) pdm09 e 6 óbitos no Brasil. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 28 notificações. Em seguida estão o estado da Bahia, com 14 casos, e o estado do Paraná, com 12 casos e 5 óbitos. O sexto óbito foi registrado no estado do Maranhão, que registrou 1 caso. As informações são preliminares e sujeitas a alterações. No mesmo período, em 2019, foram registrados 146 casos de influenza A (H1N1)pdm09 e 24 óbitos no país.
コメント