Compromissos assumidos por Fábio com Conselho priorizam políticas públicas para o setor rural
- Redação
- 1 de jul.
- 2 min de leitura

O então candidato e agora prefeito de Motuca, Fábio de Menezes Chaves, formalizou compromissos com o desenvolvimento rural e Assentamentos do município ao assinar a "Carta aos Candidatos" (acesse), elaborada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e encaminhada aos dois postulantes ao cargo no Poder Executivo durante a campanha eleitoral.
Principais compromissos assumidos
Planejamento orçamentário
Inclusão de demandas no orçamento: Fábio Chaves assegurou que irá incorporar os compromisos para o setor rural no Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e nas futuras Leis Orçamentárias Anuais (LOAs). Afirmou, também, que o processo será participativo, com audiências públicas e consultas à sociedade civil e aos conselhos municipais.
Separação de rubricas: Foi avaliada como pertinente a sugestão do CMDR de separar as rubricas de "agricultura" e "meio ambiente", atualmente unificadas, visando maior clareza na alocação de recursos e eficiência na execução das políticas.
Metas prioritárias: As ações planejadas terão como base metas específicas do Plano de Governo, incluindo apoio técnico-financeiro aos Asentamentos, diversificação produtiva, fomento a cooperativas, acesso a crédito, capacitação e modernização da infraestrutura agrícola.
Reativação e fortalecimento de programas governamentais:
PNAE: Assegurou que pelo menos 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam destinados à compra direta da agricultura familiar local, conforme prevê a legislação. Para isso, promoverá integração entre as Secretarias de Educação e Agricultura para:
Identificar e articular agricultores familiares.
Assessorar na emissão da DAP/CAF (documento essencial).
Qualificar o cardápio escolar com produtos locais, sazonais e frescos.
Capacitar gestores e nutricionistas sobre os procedimentos licitatórios específicos.
PAA: Se comprometeu em formalizar cadastro junto à CONAB para operacionalizar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea. Nesta modalidade, os alimentos adquiridos dos agricultores familiares serão imediatamente doados à rede de assistência social do município (CRAS, entidades filantrópicas, famílias em insegurança alimentar). O objetivo é gerar renda no campo, dinamizar mercados locais e fortalecer a proteção social.
Adesão ao Programa Estadual "Município Agro":
Assegurou a adesão ao Programa "Município Agro – Cidadania no Campo", do Governo do Estado de São Paulo, que estimula e reconhece boas práticas rurais através de um sistema de pontuação, podendo gerar premiações em recursos.
Reforço da capacitação técnica: Em linha com as recomendações do CMDR e as exigências do programa, a Prefeitura destacou a abertura de processo seletivo para estágio, incluindo vaga específica para estudantes de Engenharia Agronômica, visando fortalecer a equipe municipal no acompanhamento de programas e apoio aos agricultores.
Diálogo e transparência
No Ofício, o prefeito Fábio Chaves reiterou seu reconhecimento ao CMDR como espaço legítimo e fundamental para o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas para o campo. Reafirmou seu compromisso com a transparência e a participação social na elaboração dos instrumentos de planejamento (PPA, LOA) e na execução das ações.
Comments