top of page

Começa a vigorar hoje em Motuca fase mais restritiva para conter avanço da Covid


Começa a vigorar hoje (8) em dezessete cidades da Regional de Araraquara, incluindo Motuca, a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva, com o intuito de conter o avanço da Covi-19. O rebaixamento na classificação decorre da alta ocupação de leitos em Araraquara, que chegou no final de semana a 100% na enfermaria e já se aproxima do limite na UTI.


Enquanto a região estiver na fase vermelha do Plano São Paulo, é proibido o atendimento presencial em atividades consideradas não essenciais como shopping centers, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias de esportes e de ginásticas, eventos, convenções e atividades culturais.


É permitido o atendimento ao público nos estabelecimentos considerados essências, desde que cumpridas medidas sanitárias. Alguns exemplos: área da saúde, hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza, óticas e estabelecimentos de saúde animal; o setor de alimentação: supermercados, hipermercados, açougues, padarias, feiras livres e congêneres (vedado o consumo de gêneros alimentícios no local); de abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns e oficinas de veículos automotores; logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega, bancas de jornais, hotéis, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e estacionamentos; segurança: serviços de segurança privada, e comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.


Conheça as restrições da fase vermelha:
- Apenas atividades essenciais podem funcionar; 
 É vedado o consumo de alimentos no local da venda;
- Vendas via delivery e dirve-thru estão liberadas;
- São atividades essenciais: farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, transporte coletivo, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, bancos, óticas, pet shops, comunicação sociais, construção civil, locais que fazem manutenção de celulares e hospitais.

Conheça as fases:
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

DRS III: 
Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.

bottom of page