Realizado ontem (23), no Sesc Araraquara, a cerimônia em comemoração à Revolução Constitucionalista condecorou diferentes personalidades por seus méritos e relevantes serviços prestados à sociedade. O evento é organizado anualmente pelo MMDC – Núcleo de Araraquara com o intuito de rememorar a data.
O comandante interino da Polícia Militar (PM) local, Jeferson Aldrei Benedicto, foi um dos homenageados ao receber a medalha Sargento Waldomiro Machado, nome de um combatente araraquarense morto na luta contra a ditadura do Governo Provisório, em 1932.
A medalha é uma das cinco honrarias previstas nas Condecorações “Heróis de Araraquara”, oficializada pelo Decreto Estadual nº 63.385/ 2018, e Lei Ordinária nº 9.139/2017, de Araraquara. As outras são: colar Heróis de Araraquara, medalha Tenente Joaquim Nunes Cabral, medalha Cabo Augusto de Moraes e medalha Dona May de Souza Neves.
Participaram do evento autoridades civis e militares. Além do comandante do 13º BPM-I, as homenagens contaram com a presença do coronel PM Carlos Alberto Machado, comandante do CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior) que compreende mais de 90 cidades da região de Ribeirão Preto, inclusive Araraquara.
Sargento Waldomiro Machado morreu em batalha
Funcionário da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), e porteiro do Hotel Municipal, Valdomiro Machado era um jovem muito querido na cidade nos idos anos 30, e se apresentou como voluntário para lutar contra a ditadura do Governo Provisório, em 1932. Destacado para lutar nas frentes de Buri, sul do estado, Valdomiro Machado foi atingido por um tiro de fuzil que lhe arrancou um braço, morrendo onde tombou.
Com informações de “O Imparcial” e Revista Araraquara
Conheça mais sobre a honraria:
Kommentare