top of page

Com mais três casos, sobe para 26 o número de diagnósticos de Covid em Motuca

Atualização do Boletim Epidemiológico divulgado ontem (16) pela Secretaria de Saúde de Motuca revela aumento de mais três casos positivos de Covid 19 na cidade. Desde o início da pandemia os diagnósticos chegam a 26, sendo que 23 já se recuperam e três ainda encontram-se em tratamento. O município possui ainda quatro casos suspeitos aguardando resultados de exames.


Pelas projetos diárias, o Brasil deve alcançar hoje (16) aos aos 2 milhões de registros da doença. Levantamento realizado por consórcio formado por veículos da imprensa demonstra que já morreram 75.523 pessoas em decorrência da doença no país. Com isso, a média de novas mortes nos últimos sete dias foi de 1.067 por dia, uma variação de 8% em relação aos óbitos registrados em 14 dias. Foram os sete dias mais letais desde o início da pandemia, de acordo com o Portal G1.


A Prefeitura realiza a divulgação do Boletim Epidemiológico todas as segundas, quartas e sextas, às 19h.


Proteja-se do coronavírus!

Os coronavírus são uma grande família que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave, que podem causar a morte.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Manifestações Clínicas Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.  Período de incubação De 2 a 14 dias Período de Transmissibilidade De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas. Modo de Transmissão De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa.

Incorpore as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção do vírus:

  • Cobrir a tosse (se possível não utilizando as mãos)

  • Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso

  • Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir os espirrar (se possível não utilizando as mãos)

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão

  • Permaneça em isolamento social e só saia quando realmente necessário

  • Evite aglomerações ou locais pouco arejados

  • Evite tocar olhos, nariz e boca.

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal

Kommentare


bottom of page